Arte no mundo

Arte Canadense

As manifestações artísticas do Canadá estão fortemente ligadas à diversidade cultural, especialmente à presença francesa e britânica. Considera-se que em seu começo a arte canadense era uma arte transplantada da Europa. Com os anos, seu acervo artístico foi se adaptando à identidade canadense, mas não abandonou algumas de suas velhas formas.

A pintura :
O histórico da pintura canadense privilegiou de início, nos séculos XVIII até meados do século XIX, a arte do retrato, com total influência francesa. A pintura de paisagem, introduzida também no século XVIII pelos ingleses, orientou-se para a pitoresca vida dos camponeses e índios. A influência norte-americana juntou-se à francesa no final do século XIX.
A arte canadense, a partir de 1920, sofreu mudanças vibrantes. Ocorreu, especificamente, uma busca da identidade cultural canadense. O "Grupo dos Sete" - grupo de pintores de paisagens canadenses que revolucionou a arte do Canadá - não inventou a paisagem canadense, mas apresentou-a de forma diferente, com esplendor e grandeza mais realista. Este grupo recebeu a influência dos impressionistas e de alguns pintores escandinavos.
Nos anos 40 e 50, os artistas inspiraram-se no cubismo e surrealismo, o que suscitou uma tendência à abstração. A partir dos anos 50 fortaleceu-se o abstracionismo geométrico e o realismo. Os artistas canadenses perceberam uma necessidade de produzir arte própria, com a realidade que os cercava, e não só com o que haviam assimilado de outros continentes. A renovação aconteceu nos anos 60, com a influência da pop art.

A escultura :

A arte indígena canadense marcou o período prévio da influência francesa. Baseou-se essencialmente na madeira, mas também fez história com as esculturas em argila.
A arte nativa apresentou formalismo e ritualismo. Na ausência de árvores, os esquimós se expressaram com objetos artísticos de pedra.
As primeiras esculturas foram feitas na madeira por artesãos franceses que aportaram no Canadá em 1671. Mais tarde, a escultura essencialmente religiosa ganhou espaço no século XVIII até meados do XIX, em Quebec e Montreal, e se desenvolveu após a II Guerra Mundial com formas pós-cubistas. Nos anos 60, uma série de movimentos artísticos e culturais mudou o eixo artístico da Europa para os Estados Unidos. Os escultores dessa fase buscavam ultrapassar os conceitos tradicionais e os limites da escultura.

A arquitetura :

Nos séculos XVII e XVIII, tanto as construções civis como as religiosas seguiram os modelos franceses. A partir da metade do século XVIII e início do século XIX, a arquitetura sofreu influência britânica, com estilos paladino, neogrego e neogótico. Em meados do século XIX, a arquitetura vitoriana, caracterizada pela riqueza e conforto excessivos, dominou o Canadá. As concepções modernas com influências internacionais surgiram, então, no século XX.