cursos

Curso de mangá

Curso de mangá online, 3 videos ensinando passo a passo como desenhar mangá, vale apena conferir.
Aula 1 - Desenhando os Olhos


Aula 1 : Parte 2 - Desenhando os Olhos(continuação)


Aula 1 : Parte 3 - Bocas e Narizes



Para uma melhor compreensão veja estes para download :
tipos de textos e redações.


como_desenhar_manga_geral_expressoes Chegou a hora de você aprender de vez a desenhar os famosos desenhos Mangá (estilos japonês), estilos, técnica de expressão, etc…

como_desenhar_manga_geral_expressoes
Como Desenhar Mangá – Básico e Expressões
Formato pdf | 348kb
Download: Opção 1: 4shared | Opção 2: Mediafire


Curso Completo de Desenho - volume 1 ao 6


Curso Completo de Desenho Curso completo de desenho é um dos melhores cursos para quem quer aprender a desenhar ele está dividido em 6 volumes que aborda Luz, Sombra e Texturas, Perspectiva, Anatomia, Proporção, etc..







Curso Completo de Desenho
Volume 1
Exercitando com Figuras geométricas
Construção das Formas Básicas
Composição
Luz, Sombra e Texturas
Download
Curso Completo de Desenho Vol.2 - Paisagens
Volume 2
Perspectiva Básica
Desenhando Arvores
Águas
Criando Imagens de Flores
Download
Mozart Couto - Curso Completo de Desenho Vol_03-CAPA_PhotoRedukto
Volume 3
Estudo de Perspectiva
Desenho da Cabeça Humana
Iluminação
Desenhando com Carvão
Download
CURSO DE DESENHO - 4 de 6
Volume 4
Expressão Corporal
Dicas de Anatomia
Proporções
A Figura em Movimento
Download
CURSO DE DESENHO - 5 de 6
Volume 5
Anatomia dos Bichos
Textura de Pele e Pelagem
Postura
Como Desenhar Passáros
Download
Curso Completo de Desenho 6
Volume 6
Formas de Sombrear
Sombreando Tecidos
Contrastes
Luz e Sombra em Vidros e Metais
 

Desenhando retrato Livro de instruções passo a passo
Um clássico da simplicidade! Desenho de retrato guiou e inspirou uma geração de artistas para criar retratos bonitos e realistas. Em apenas oitenta páginas, o autor Wendon Blake cobre todos os princípios, dos papéis e lápis para desenhar os olhos, nariz, boca, ouvidos e cabeça de todos os ângulos.


a-22
Desenhos de John Lawn artista ilustrar cada ponto de forma clara, tornando-o fácil de dominar o básico e passar a transmitir expressão e emoção. Ten "manifestações" mostram exatamente como colocar tudo junto para retratos que são mais do que a soma de suas partes. Fácil de entender, fácil de usar, este 25 º aniversário de Desenho Retrato, mostra a maneira rápida e gratificante para dominar os fundamentos de um gênero favorito.
Tamanho 51,8 MB | Formato: PDF



Pintura a Pastel Seco

JIN WOOK NAM





Como pintar um retrato a pastel seco

Para aprender a pintar com pastel seco não precisa necessariamente ser um profissional em desenho, pois você pode usar a técnica do decalque (é a cópia de uma imagem em determinado papel (papel vegetal) a fim de reproduzi-lo posteriormente em outro local) e fazer o esboço do desenho . Mas para quem já sabe desenhar, principalmente desenhar rosto, pode ir direto no papel e esboçar suavemente qualquer desenho para depois iniciar a pintura a pastel seco.

Normalmente a maioria dos artista escolhem retratos ou animais para pintar a pastel, mas você pode usá-lo para pintar qualquer coisa, como por exemplo: paisagens, natureza morta e por aí vai.

Mas antes de iniciar a demonstração dessa técninca é importante mencionar alguns itens necessarios para a essa atividade.

1º - Escolher o material adequado e o papel adequado para pintura a pastel seco. Segue uma lista básica de materias para esse tipo de pintura.
  • 1 estojo de pastel seco com 12 cores no mínimo e lápis pasteis.
Há muitas marcas boas de pastel, mas esse tipo de material artístico é um pouco caro, então tudo vai depender de quanto voce pode pagar para ter o seu estojo. Segue algumas imagens para quem nunca viu esse giz para pintura e que são as que eu costumo usar.



    Algumas cores, se caso você precisar porque não tem no estojo, você poderá comprar avulso.

    Para contornos mais precisos o ideal é usar o lápis pastel.


    • Um bom fixador para pastel, segue alguns exemplos:


    • Uma folha de papel com gramatura de 200 ou mais.
    Se voce quiser uma pintura a pastel suave, então um papel de 200gr já é suficiente. Mas lembre-se, a superfície devera ser capaz de reter os pigmentos das cores, asssim sua pintura terá mais durabilidade. Há papeis coloridos (Mi-Teintes) que dá efeitos maravilhosos quando se aplica o pastel. Papeis para aquarela também são bem vindos, têm uma textura que facilita a aderência dos pasteis. De qualquer forma, voce poderá utilizar um bom fixativo para dar o toque final ao trabalho e evitar a perca dos pigmentos com o tempo.

    Esses são alguns papeis que uso para minhas pinturas em pastel, grafite, lápis de cor e até mesmo para tinta óleo.

      Bom agora que voce já tem todo o seu material adequado para pintura a pastel seco. Você precisará organizar seu espaço de trabalho. Não precisa ser um espaço enorme, mas que tenha boa iluminação e agradável para voce, onde possa realmente se concentrar e se dedicar a sua pintura.



      Escolha o retrato e faço um esboço suave com lápis para que não marque o papel e nem se destaque sob o pastel. Como citei no primeiro parágrafo, para quem não sabe desenhar mas gostaria de pintar, a maneira mais fácil seria o decalque, voce ampliará a figura e colocará o papel vegetal por cima e copiará apenas os contornos da face, olhos e assim por diante. Em seguida, no verso do papel vegetal use um grafite mole ou carvão vegetal e faça novamente o contorno; feito isso, coloque em cima do papel que será aplicado o pastel e com o proprio lápis, mas usando a outra extremidade, repasse o esboço, não use a ponta do lápis porque isso deixará o papel marcado e quando aplicar o pastel essas marcar ficarão em evidencia e o trabalho ficará ruim.

      • Modelo - escolha uma imagem boa, clara que voce possa visualizar as caracteríticas da face com precisão. E se for uma encomenda, sugira ao seu cliente enviar-lhe fotos dessa maneira, se caso ele não tiver, sugiro que voce o fotografe... as vezes tenho que fazer isso. :-)
      Este é Jin Wook Nam, cantor, compositor e produtor coreano.

      Obs1: Cada pigmentação de pele como: brancos, índios, negros, mulatos, asiáticos e assim por diante, exige tons diferentes para nos aproximarmos ao tom de pele respectivo. Além disso, por exemplo, tom de pele de uma criança é diferente ao tom de pele de um adulto que é diferente do tom de pele de um idoso, esteja sempre atento a raça e suas características.

      Obs2: A pele humana, principalmente no rosto, esta composta de vários tons, as vezes até seis tons diferentes para conseguir o realismo que você quer reproduzir na sua pintura. Lembrando também, que as cores do ambiente como parede, janela e tudo que estiver proximo ao modelo influencia na cor da pele, porque se reflectem na mesma.

      Iniciando a Pintura

      • 1º Passo
      Para a base da pele, voce pode raspar o pastel Light Ocre deixando-o como pó. Não exagere raspando em grande quantidade. Raspe de pouco em pouco.



      Em seguida use um papel toalha para cobrir toda a pele do rosto do pescoço, orelhas e assim por diante.



      • 2º Passo
      Com o pastel White você marcará os pontos de luz na face para iniciar o processso de volume e sombremaneto no rosto.



      Em seguida esfume tentando hamornizar as duas cores, voce pode continuar com o papel ou iniciar usando o dedo. Pois o papel e retira uma parte do pastel e com o dedo não.



      Com o pastel light orange, pinte as áreas mais escuras observadas no modelo e em seguida esfome apenas com os dedos.





      Faça isso em toda a face, mistures cores como pastel seco Flash e Light Ocre novamente. E sempre esfomando com os dedos.






      Para sombras mais escuras voce pode mistruras cores como Earth brown e Light Ocre. A cor base light ocre está sempre presente no processo da pintura equilibrando os tons mais fortes.





      Feito isso, trocamos o giz para lápis pastel, que ajudará nos traços precisos e finos dos olhos, cavidade do nariz, boca, sombrancelhas e assim por diante.


      Se preferir ainda pode continuar usando o dedo para esfumar cada vez que acrescentar mais pastel, mantendo sempre suave a pintura. mas para cantos dos olhos, além do dedo, voce pode usar o contonete, mas só nas primeira plicações de pastel




      Retorne com o branco para valorizar a luz refletida na face,,, pinte e esfume com o dedo todas as vezes que for necessário até alcançar um tom de pele natural mas de acordo com o tom de pele do modelo.


      Daqui em diante, só será necessário acrescentar mais cor, esfumar sempre que usar o giz , fazendo retoques, com lápis pastel.

      DICA IMPORTANTE: Evite assoprar na sua pintura para não borrá-lo. Erga seu papel e balance-o com cuidado ou bata no papel para que o pó caia. Nunca passe a mão no pó que ficou no papel porque isso pode borrar a sua pintura.


      A pintura a pastel é muito delicada e demorada, deve-se ter paciencia para fazê-lo.



      Durante o processo de aperfeiçoamento do tom de pelo, para facilitar a aplicação do giz pastel, voce pode raspá-lo em uma base lisa e limpa, como um prato ou a sua própria mesa, as cores que voce precisa e é só encostar seu dedo na cor que você escolher e levar direito a pintura para somente esfumar.









      Depois de caprichar bem o rosto, fazendo retoques e mais retoques, suavisando algumas linhas que antes estão marcantes, como a linha do nariz, sobreando dentro dos olhos, cuidando sempre do pontos de luz que exitem no rosto como nas bochechas, lábios e assim por diante.



      O rosto masculino normalmente tem uma pele azulada ou acinzentada na região do queixo, mandibola, e buço, a cor que se deve usar nessas regiões para peles claras, eu sugiro usar o pastel Bluish Grey.


      • 3º passo
      Agora vamos nos dedicar aos cabelos.

      Nesse caso, o nível de dificuldade eu diria, fácil, pois é um cabelo liso, com alguns fios claros e a concentração de luz na parte superior da cabeça, onde também há mais fios clarod do que no restante do cabelo.



      Faça o contorno e alguns fios com lápis pastel, depois use o giz para pintar somente a parte escura, intercalando com cores semelhante as cores reais do cabelo do modelo, nessa pintura foram usados Earth brown, Light Ocre e Cadmiun Yellow. Em seguida esfume com os dedos.


      Será necessário retocar algumas vezes as mesmas cores, então faça isso aos pouco, e esfume logo em seguida.



      Feito isso, antes que conclua totalmente o cabelo você deverá pintar o fundo e uma parte da roupa, mas se quiser manter o fundo sem cor, é só concluir o cabelo e seguir para a camisa.


      Ao pintar o fundo é quando sua criatividade entra, voce pode fazer da maneira que achar melhor, que irá harmonizar com o retrato... isso pode ser só de uma cor, como também pode ser com outras cores.






      Quando concluir o esfumado do fundo e da camisa, retorne para os cabelos e dê o acabamento final.





      Fça uma sequência de riscos, com duas ou tres cores, as mesmas que voce usou para pintar a base do cabelo.
      Nesse acabamento final, não é necessário esfumar, talvez um fio ou outro necessitará ser esfumado suavemente, mas na maior parte do cabelo, não será.




      Finalmente o acabamento da roupa. Após concluir os detalhes da roupa, o ideal é você descansar os olhos, ou seja, tenha algum descanso para poder ter um novo olhar para sua pintura e observar se realmente não precisa fazer mais alguns aprimoramentos, como retocar o fundo, os olhos, os cabelos, o tom de pele e assim por diante.

      Feito isso, voce pode considerar o seu quadro pronto e é só assinar.


      Artista Visual.

      Resumo

      Conheça algumas dicas para criar peças exclusivas por meio da modelagem em argila.


      Você precisa de


      2 a 5 kg de argila cinza
      Trapos
      Água
      Pote de plástico
      Plástico
      Estecas de madeira e metal

      Passos


      1

      Estique um pedaço de tecido onde for trabalhar com a argila. O tecido absorverá a umidade da argila e assim evitará que ela grude na superfície onde for apoiada.
      Antes de começar, jogue a argila várias vezes sobre a mesa de trabalho, mudando sempre o ângulo onde ela cairá, para eliminar as possíveis bolhas de ar que houver dentro dela.

      2

      Para modelar a argila você pode usar as suas mãos ou estecas, que são instrumentos de madeira ou metal apropriados para isso.
      A escultura a ser modelada deve estar equilibrada e firme para se sustentar por si mesma na posição que você escolher.

      3

      Há grande variedade de estecas, de diversas formas e tamanhos. Aqui você pode ver dois tipos/modelos básicos: as que servem para tirar argila do bloco (ocagem) e as próprias para cortar ou marcar a argila (modelagem).

      4

      Quando quiser acrescentar um pouco de argila à figura modelada, você deve colá-lo com barbotina. A barbotina nada mais é do que um preparado de uma parte de argila misturada com uma parte de água, ou seja, argila pastosa.
      Tome cuidado para as partes ficarem bem unidas. As estecas de marcar podem ser muito úteis no processo de fixação de novas partes de argila.

      5

      Quando precisar interromper a modelagem, guarde o bloco de argila em um lugar fresco, envolvendo-o com um tecido umedecido e um plástico, para evitar que resseque.

      Importante

      • Quando terminar de modelar a figura, deixe secar durante uma semana.
      • Se puder, leve-a a um ateliê de cerâmica para que a peça seja queimada no forno.

      Modelagem argila e clays

      A modelagem em argila exigi do aluno conhecimento de desenho, dedicação e muita paciencia. Caso voce não os tenha nem tudo está perdido, mas primeiro vou passar a lista de material.
      Material para iniciantes:
      • 1 pacote de argila (variavel);
      • 1 jogo de estecos;
      • trapos e jornais velhos;
      • 1 base giratória, similar as bandejas giratórias;
      • 1 esponja macia;
      • 50cm de fio de nylon;
      • folhas brancas;
      • lapis 6b;
      • vasilha usa/velha;
      • sacos plasticos e pvc filme;
      • mesa com espaço, iluminação adequada e ambiente agradavel.
      Exercicios para inciantes:
      1. Desenhe o que deseja modelar.
      2. Sugiro peças de tamanho pequenos e planos, como pratos, bichinhos, flores… o importante fazer o que gosta mais.
      3. Estude as figuras geométricas e figuras sólidas, e parta delas para criar as suas peças.
      Assita até o fim o video, que mostra idéias simples que transformaram em lindas peças:

      Para os avançados será necessário ter arame, madeira para base da peça e realizar um desenho mais detalhado, veja este video com modelagem em Clay – argila plastica, que possibilita reaproveitamento da mesma:

      Conheça este outro trabalho de modelagem em argila – terracota realizado pelo artista plastico Eduardo Vilela:

      Argila ou Clay? depende do seu objetivo, já que argila , o pacote é barato e voce deve considerar que irá queimar (uso de forno especifico) ou fazer um acabamento de peça não queimada, porém fragil. Enquanto o clay produto artificial, com inumeros tipos no mercado para cada finalidade, pode ter ou não na sua cidade, mas internet soluciona isso, caso queira este material.




      Curso : Escultura em isopor:

      Escultura - Videos aula selecionados


      isopor

      Começaremos pela escultura em isopor tão usado para fazer grandes imagens nas nossas escolas de samba. Revestido em fibra de vidro ganha uma resistencia que permite diversas aplicações. Material barato e fácil de encontrar é muito interessante para quem quer se aventurar em decoração de festas, por exemplo.
      Selecionamos para voce informações e exemplos que esperamos seijam uteis!

      Esculpindo em isopor




      video: Paredes






      videos: Telhados







      Letras e Janelas



      Pedras e gramas





      video: Aplicação de resina de Poliuretano em isopor




      videos: Aplicacao de fibra de vidro em isopor