tutoriais

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </> <><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </>


Desenhando Elipses


t7_spincott Eu fico me perguntado por diversas vezes que meio utilizar para melhorar a perspectiva e apresentação de um desenho com seus mais variados elementos, mas sempre a Elipse fica em primeiro lugar, no topo das opções. As Elipses podem ter a aparência de ser muito difícil, mas, como a maioria dos problemas que temos, elas podem ser decompostos em formas mais fáceis de trabalhar conforme explicarei abaixo.

A Ellipse


Com faço para desenhar uma elipse?

Muita atenção O olho do observador pode detectar qualquer irregularidade em uma “forma” desenhada, seja ela um quadrado cujos lados não tem o mesmo comprimento, um “círculo” que não é circular e no caso, uma elipse irregular, também será facilmente notada. Ou seja, quando a imagem está irregular, foge do que o olho esperava ver, por isso fica tão nítido a irregularidade. Em suma, um “círculo” representa a realidade global da cena e fazê-lo com perfeição permite que essa realidade global seja mantida. O mesmo é verdade para a elipse.



O que é uma elipse?

Uma elipse é simplesmente um círculo em perspectiva. Este é um conceito importante que você deve manter em mente.

Uma elipse, portanto, deve obedecer às mesmas regras como um círculo – que consiste em arcos, não contém linhas retas e, se divide em quatro partes, cada segmento é idêntico ao dos outros três.



Dividir o problema



Assim, como com o círculo, uma elipse contém quatro segmentos idênticos. Para este estudo desenhe uma elipse com uma elipse modelo. Ou use um programa de computador como o Paint, por exemplo, para fazê-la e depois imprima. Agora, desenhe uma linha vertical através da elipse para dividi-la igualmente na metade, em seguida, uma linha horizontal. Fica claro que cada quadrante é igual aos demais – apenas a orientação é diferente. O segmento superior esquerdo é uma imagem espelho do canto superior direito, que é uma imagem espelho vertical do segmento inferior direito abaixo … Você acabou de reduzir o problema em 75% (3/4) – e está ficando mais fácil a cada minuto!

Estudo da geometria



Agora vamos desenhar uma caixa em torno de nossa elipse, para que possamos estudar corretamente a geometria de um desses segmentos. Se você for destro, eu sugiro que você se concentre no canto superior esquerdo – utilizando o movimento natural do pulso, este é o primeiro arco que você fará. Observe que ambas as extremidades são “lisas” para os lados da caixa – uma elipse nunca forma a um ponto na parte superior ou inferior. Note também como o arco, enquanto viaja de cima para baixo, delicadamente desenrola a partir de uma curva apertada para uma curva suave. Ele faz isso sem problemas, sem indício de uma seção reta.

As primeiras tentativas



Este exercício consiste em fazer a elipse de forma inclinada, ou seja, criando a perspectiva de profundidade.

Mãos a obra

(1) Desenhe um quadrado em perspectiva em uma folha de papel. Um quadrado de aproximadamente 8cm de altura por quatro centímetros (8 cm x 4cm). Não faça muito grande, para que você possa visualizar melhor e não tenha que ficar movendo os braços para riscar.

(2) Divide-lo verticalmente pela metade (teoricamente, isso não está certo, mas é perto o suficiente). Em seguida, divida-o ao meio horizontalmente.

(3) Agora vamos começar: Primeiramente pela parte esquerda do segmento superior, mas, se você for canhoto, você pode preferir começar canto superior direito. Observe novamente a curva que a elipse deve produzir e tente repetir no seu desenho. Obter essa primeira curva à direita é o truque principal – tudo o que virá depois serão apenas cópias da primeira. Dica: Quando estiver desenhando, não olhe diretamente para a ponta do lápis, ou para o risco que está sendo formado. Olhe para onde você pretende chegar, antecipe um pouco a visão. Isso pode ajudar a ter mais precisão.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </> <><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><> </>

Agora gire o seu papel no sentido horário em 90 ° e copiar a curva que você acabou de desenhar, mas em sentido inverso, conforme a imagem acima.

… gire novamente o seu papel mais 90 ° e copie para o outro lado a curva, como um espelho.

Por fim, vire o papel novamente e copie mais uma vez, como um espelho, a curva que você acabou de desenhar.

Olhando, está correto? Bem, nessa caso, totalmente não está – eu teria que fazer melhor esse trabalho – mas está muito bom, para uma primeira tentativa.

Faça suas linhas se enquadrar em cada um dos seguimentos/quadrantes! Se você está tendo dificuldades para fazer, e ao ver seu desenho ele parece estar errado, tente ver a sua elipse em um espelho ou ligá-lo de cabeça para baixo para dar o seu olho de um novo modo de olhar para ele. Se o papel é fino o suficiente para ver através, você pode dobrar o papel e olhar através da luz. Embora não pareça, mas os dois lados devem ser exatamente iguais. Comparando dessa forma ficará fácil detectar quaisquer erros. Tendo encontrado o problema, apague as linhas erradas deixando apenas as linhas corretas para se guiar quando for corrigir. Você pode fazer uma sombra para se guiar também, ao dobrar o papel. Apenas uma sombra para guiá-lo. Se tiver alguma coisa errada você vai perceber, mas se parece certo, é porque está certo mesmo!

Quanto mais você praticar essas elipses, mais fácil de desenhar elas se tornaram. Eu acho improvável que seja realmente possível desenhar uma elipse perfeita pela primeira vez, mas suas primeiras tentativas ficaram melhores gradativamente.

O fator Linha do Horizonte

Até agora temos apenas a nossa elipse desenhada como um círculo dentro de um distorcido quadrado vertical. Mas, para as elipses horizontais funcionar corretamente, você deve também levar em conta a distância acima ou abaixo da linha do horizonte. É como você pegar uma lata de refrigerante: Se colocá-la mais alto que seus olhos, você verá o fundo da lata. Se colocar abaixo dos olhos, veras a “tampa” da lata, mas se colocar na altura dos olhos, veras o meio da lata, e é isto que estaremos representando aqui:



  1. marque a sua linha do horizonte, com uma linha horozontal (Na metade da folha)
  2. Defina um ponto de fuga (VP) e desenhe uma linha vertical através dele.
  3. Desenhe dois quadrados de largura idêntica em perspectiva – um acima e outro abaixo da linha.
  4. Divida estes quadrados na metade em ambos os sentidos como você fez no exercício anterior.

.

.



  • Construa dentro de ambas quadrados, as elipses

  • Agora faça o contorno, e aplique uma sombra, dando o efeito tridimencional.

.

.

.

.

Observe como a elipse “flui” para o lado. Nunca há uma associação nítida. Não pode restar uma ponta, conforme na primeira imagem.




Repita o exercício, mas desta vez com uma visão de baixo da linha do horizonte.

Aqui a linha do horizonte está tão abaixo, que ambos os lados estão acima da linha do horizonte.

Isto é igualmente correto se você inverter as elipses onde ambos os lados estão abaixo da linha do horizonte.


E correto para a esquerda …

… Ou para a direita da sua posição de visualização.

E a prática …


Depois de entender a geometria básica das curvas envolvidas provavelmente você vai ter mais facilidade de fazer diversas figuras. Aqui quero mostrar alguns exemplos que mostram a utilização da elipse na criação de desenhos.

Se você precisar desenhar alguma elipse muito grandes, você pode fazê-la primeiro pequena, assim terá uma boa noção para fazê-la grande. Depois para ampliá-la, você pode usar outras técnicas também, como de proporção, quadriculado, ou apenas pode tira-la somente olhando, vai depender de como tem mais facilidade.

Elipse dentro da elipse

Finalmente, haverá momentos quando você precisara desenhar uma elipse (ou mais) dentro de outra. Por exemplo, ao desenhar um círculo, objeto oco, com paredes com uma espessura considerável, como um vaso de barro. Neste caso específico, você precisa desenhar apenas a metade superior da elipse exterior. A parte a deve ser mais estreita do que a parte b. A metade inferior da elipse externa precisa ser “vista” apenas em sua mente como ela é definida exclusivamente pela iluminação e sombra da face frontal.



É essa elipse perfeita? Não – mas eu decidi deixá-lo. Pouco na vida é perfeito e potes de fornos, muitas vezes mostra falhas. Neste caso, deixei assim, pois potes de barro não são perfeitos …

Mas aqui o latão de leite e roda tem que ser tão perfeito quanto eu possa desenhá-los.





Exemplos de desenhos feitos utilizando o que aprendemos sobre a Elipse…


.

.

.

.
tipos de textos e redações.


Tutorial sobre perspectiva: Os tipos de perspectiva

perspectiva-geometrica Dizem os professores de desenho que há três características ou habilidades fundamentais a dominar, para o desenho:
Os espaços negativos e positivos, o desenho dos contornos e a perspectiva.


A perspectiva é um elemento fundamental para dar profundidade e realismo aos desenhos. Sem este elemento qualquer coisa que se desenhe carecerá de veracidade….

No entanto vale a pena ressaltar que há quem não utilize a perspective com propositada intenção.
Em várias técnicas de desenho e pintura, e em certos movimentos e estilos artísticos, como por exemplo nas pinturas “cubistas” ou “Naif” as quais baseiam a sua existência na não semelhança com a realidade, a recreação de um perspectiva apurada, não faz sentido. Muito pelo contrario, quanto menos utilizada, mais interessante a obra. Mas isto é tema para outro artigo.


De uma forma resumida, podemos considerar o seguinte:


-Quanto mais longe um objecto esta do observador, mais pequeno parecerá ou deverá ser representado.
-De uma forma geral, podemos dizer que um objecto diminui o seu tamanho á metade quando a distancia até ele aumenta ao dobro.


E baseados nestas afirmações, é que o nosso cérebro todos os dias faz calculos para nos movimentarmos no mundo que nos rodeia, calculando distâncias em função do tamanho dos objectos que observamos.

As regras da perspective foram inventadas ou descobertas na época do Renascimento Italiano.

Anteriores a esta época, muitas obras de arte conseguiam o efeito de profundidade quase por intuição e muitas delas nem sequer exploravam ou davam importância a esta característica.

Existem em arte Três tipos de perspectiva.
Perspectiva Geométrica, Perspectiva linear, e perspectiva aérea.


perspectiva-geometrica O desenho em perspectiva geométrica é útil para desenhos arquitectónicos e mecânicos, ou seja para trabalhos de características puramente técnicos. Esta abordagem proporciona aos desenhos características ou aspectos mais rígidos e mecânicos.
Se se restringir estritamente pelas regras de perspectiva geométrica, você acabará com um fabuloso e impressionante desenho mecânico …mas sem sabor artístico.


Como artista, eu recomendo jogar com as menos exactas e mas mais flexíveis perspectivas linear e perspectiva aérea.

A perspective aérea é mais aplicada nas paisagens e envolve a utilização de mudanças de tonalidades e variações na escala de valores para criar o efeito de profundidades e distancias.
O fume no ambiente o vapor de agua na atmosfera, faz com que a nossa percepção das cores e da nitidez das mesmas, variem com a distancia.
A exploração deste efeito nas pinturas, pode produzir resultados de inigualável atmosfera e verdadeiras obras de arte.


A perspectiva linear é mais aplicada as estruturas e edificações…

.Perspectiva com um ponto de fuga.


Noções básicas de uma técnica de desenho que permite representar em duas dimensões os objectos tridimensionais.

perspectiva1 A perspectiva é um sistema matemático que permite criar a ilusão de espaço e distancia numa superfície plana. Neste pequeno gráfico podemos ver o funcionamento de uma projecção que resulta numa perspectiva e onde se mostram os elementos que a definem

perspectiva-projecao

Perspectiva simples ou com um ponto de fuga


perspectiva1

Numa perspective simples ou de um ponto de fuga, todas as linhas de um objecto ou desenho apontam a um ponto colocado na linha do horizonte. Neste caso o observador esta situado por cima da linha do horizonte.

Na Figura 2, a linha do horizonte esta a altura do olho do observador.
Na Figura 3, o observador esta situado abaixo da linha do horizonte.
Quando alteramos a altura da linha do horizonte, o ponto de observação e o ângulo de observação, obtemos efeitos interessantes nos desenhos.

perspectiva2 perspectiva3

Se nunca tinha reparado, a perspectiva simples como explicamos neste artigo, esta a nossa frente quase em todo momento. Um exemplo disso é a fotografia que se mostra a seguir. Uma estrada onde se reflecte claramente a perspectiva com um ponto de fuga.

Observe a sua volta e tente encontrar mais exemplos como este.!
foto-um-ponto-de-fuga


Como fazer suas próprias tirinhas com memes

É difícil encontrar uma pessoa que ainda não conheça a nova febre da internet, os memes. Desenhos simples, até mesmo mal feitos, mas que representam as emoções como nenhum outro.


Preparação


A primeira coisa antes de fazer sua tirinha é também bastante óbvia; precisamos de inspiração! Qualquer situação engraçada, mesmo que só você ache graça e que todos fiquem com “poker faces” depois de você mostrar aos amigos, já vale a diversão. Lembrando que qualquer material impróprio, como palavrões etc, é removido pelo site, portanto vamos manter o humor dentro do politicamente correto.

Depois de estar com uma boa ideia na cabeça é hora de por a mão na massa e transferi-la para o computador. Vale a pena também se habituar aos memes antes de começar, são dezenas e sempre vai ter um que encaixará perfeitamente na situação imaginada.

Ambientação


Ao acessar a página Rage Comics, você se deparará com uma interface para desenho extremamente simples.

Na parte de cima, temos a lista dos memes disponíveis na categoria selecionada. Para alterar a categoria, basta selecionar a lista (em formato “dropdown”) que está no canto esquerdo da barra azul de opções. Cada categoria possui vários outros memes para serem incorporados ao desenho.


Ainda quanto à barra azul, as outras opções presentes nela são as seguintes

  • Em “Tools” temos dois ícones. O primeiro (da esquerda pra direita) introduz um texto ao quadrinho e o segundo importa uma imagem externa para ser vinculada ao desenho.

  • Em “Brush”, são três ícones. O primeiro altera a cor do pincel, o seguinte altera o seu tamanho e o terceiro desfaz a última ação efetuada.

Por fim temos ainda a opção de salvar e publicar o quadrinho e a possibilidade de adicionar ou remover painéis do desenho.

Mãos a obra!


Agora vem a parte divertida da criação, o momento que todos esperávamos. É hora de trollar todo mundo e desenhar sua própria tirinha. Como exemplo, vamos demonstrar como foi o processo para montar o quadrinho que ilustra esse guia no começo da página. O processo é bastante simples. Para adicionar uma imagem, basta clicar na escolhida que ela aparecerá na tela de desenho, pronta pra ser editada como necessário. Ao passar o mouse sobre a imagem, aparecerão alguns ícones, cujas funções são:

  1. Excluir a imagem;
  2. Enviar para trás de outra imagem;
  3. Rotacionar para a esquerda;
  4. Rotacionar para a direita;
  5. Espelhar a imagem;
  6. Clonar o objeto (copiá-lo);
  7. Redimensionar.

Depois de inserido o meme, é hora de colocar uma frase vinculada à imagem. Ao selecionar a ferramenta de texto, uma frase padrão aparece no meio da tela. Como os ícones de personalização da caixa de texto ficam sobre a primeira linha, um conselho é selecionar todo o conteúdo padrão, dando três cliques sobre ele, apagá-lo e apertar “Enter” para pular uma linha. Dessa forma, o texto fica abaixo dos ícones e não atrás deles, facilitando a edição.

Quantos aos ícones, suas funções são as seguintes:


  1. Excluir o texto;
  2. Mover o objeto (segurar clicado e então mover pela tela);
  3. Alterar a cor da fonte;
  4. Enviar para trás;
  5. Diminuir a fonte;
  6. Aumentar a fonte;
  7. Negrito;
  8. Itálico;
  9. Clonar objeto.

Por fim, basta o usuário continuar com o processo, adicionando mais telas conforme houver necessidade. Para publicar o desenho, deve-se clicar no “disquete” que está na barra azul e depois em “memebase”. Você será requisitado a criar um título para o desenho e depois enviá-lo.

Um link para a tirinha será aberto. Importante ressaltar que depois de enviada, a tirinha não pode mais ser alterada. Para compartilhar o desenho, basta enviar o endereço para seus amigos, ou clicar nos ícones do Twitter e do Facebook abaixo da imagem








 









 

 









 













Aprenda a arte de fazer música com a boca!

O percurssionista Beatzotto, de Florianópolis/SC, é um apaixonado por beatbox. No início ele teve dificuldades para aprender alguns sons mais complexos, mas hoje o jovem domina várias técnicas e até transmiti esse conhecimento para quem está começando.
Há algumas semanas ele começou a produzir tutoriais em vídeo para ensinar a molecada a arte de fazer música com a boca. Essas aulas são algo inédito em português e chegam para ajudar a todos que tem interesse em aprender o beatbox.
No primeiro vídeo Beatzotto fala sobre a história do beatbox e a importância que teve para o rap nos Estados Unidos, onde foi criado. A cada novo vídeo é possível aprender um novo som. Mas, vale lembrar que a arte do beatbox é bem dificil e precisa de muita persistência e força de vontade para aprender.
Aprenda Beatbox 1 – Introdução
Aprenda Beatbox 2 – Caixa Keh
Aprenda Beatbox 3 – 2 sons ao mesmo tempo!
.
Aprenda Beatbox 4 – Bumbo básico
.
Aprenda Beatbox 5 – Clicks básicos
.
Aprenda Beatbox 6 – Treino e Grave nasal
.
Aprenda Beatbox 7 – Caixas básicas
.
Aprenda Beatbox 8 – Batidas básicas
.
Aprenda Beatbox – Dúvidas 1 – Cuspe, Falta de Ar e mais
.
Aprenda Beatbox 9 – Scratch vocal

Fonte: RAP Nacional


 



Tutorial – Como fazer seu fanzine








como fazer fanzine sigma pi quadrinize Tutorial – Como fazer seu fanzine

Quem nunca quis fazer um fanzine de quadrinhos mas não sabia como começar?

Como o site é feito para quem deseja fazer quadrinhos, trago uma mini-guia de como fazer um fanzine, no mínimo, apresentável. Criar fanzines é um dos meios de fazer HQs e também um bom treino para desenho e narrativa. Nesta matéria darei um foco maior aos fanzines de arte sequencial (sejam eles de autoria própria ou de séries conhecidas), mas também existem fanzines apenas informativos.

Primeiros passos:

O que você quer colocar no seu fanzine??

- Sim, primeiramente você precisa decidir o que terá no fanzine: se ele será apenas de histórias em quadrinhos ou se terá algumas matérias informativas. Quantas histórias terá o seu fanzine? A história é uma one-shot ou terá continuação? Tudo isso tem que ser planejado e pensado para não dar problema quando estiver perto de fechar o seu material.
- Uma dica: faça uma lista do que terá o seu fanzine, numa folha de rascunho, em separado. Pode parecer idiota, mas colocar as ideías no papel é uma ótima maneira para se organizar (além de que nem sempre conseguimos guardar tudo na nossa cabeça).

Planejamento!!

- Fazer um bom fanzine requer planejamento! Agora que você já decidiu o que terá no seu fanzine, chega a hora de ver o QUANTO consegue produzir do fanzine, num certo tempo. Estipule um prazo a si mesmo, mais ou menos um tempo que não fique apertado de conciliar fazer as páginas da sua história com os outros deveres do dia-a-dia (afinal, todos nós temos contas a pagar ou temos que estudar, não é?).
Geralmente um tempo de 6 meses para um fanzine com umas 32~40 páginas é razoável. Mas claro, tudo depende do seu esforço e dedicação. =)
Decidido o que terá no seu fanzine e já planejado o seu tempo, chega a hora de mais um pouco de organização.

Segundo passo:

O esqueleto do fanzine! O boneco!!

O boneco do fanzine nada mais é que a “estrutura” do seu fanzine. Ele é necessário, pois na hora da impressão ele é quem vai ditar a sequência das suas páginas.
Como é montado o boneco?
Geralmente, a maioria dos fanzineiros opta por fazer os fanzines em tamanho A5 (metade de uma folha A4), já que é o tamanho que normalmente se vê em gibis e em mangás e não é tão grande quanto uma A4. Tendo isto em mente, uma folha A4 normal, divida em tamanho A5, ficaria assim:
como fazer fanzine quadrinize 11 198x300 Tutorial – Como fazer seu fanzine
Note que existem 4 páginas, contando frente e o verso. Isto também já nos diz algo muito importante: o número de páginas final do seu fanzine TEM que ser múltiplo de 4. Portanto, planeje a sua história tendo isto em mente, para que ela não ultrapasse o limite de páginas imposto por você.
Agora, vamos um pouco mais adiante. Suponha que seu zine terá só 8 páginas. Eis o esquema de cada uma das páginas (separadamente):
como fazer fanzine quadrinize 2 300x215 Tutorial – Como fazer seu fanzine
Como ele ficará organizado, de forma que na impressão ele saia do jeito que voce quer, em formato de gibi?
Vamos ver!
como fazer fanzine quadrinize 4 284x300 Tutorial – Como fazer seu fanzinecomo fazer fanzine quadrinize 5 274x300 Tutorial – Como fazer seu fanzine
Note que as páginas ímpares e pares se alternam! É deste jeito que montamos o boneco!
Se estiver tudo ok, é porque você montou o boneco certinho. =)
E se…
sobrarem páginas para fechar o número de páginas do fanzine? Uma alternativa é colocar algum extra ( é legal e os leitores gostam!). Por exemplo, ficha de personagem ou alguma ilustração.
Agora é hora de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa!

Terceiro passos:

O coração do fanzine! A história!

Se você quer conquistar os leitores com seu fanzine, é NECESSÁRIO que sua história seja boa, e o desenho seja no mínimo, razoável. Aqui no site existem vários textos explicando sobre criação de personagens, clichês, ambientação e roteiros, então não vou entrar nesses detalhes. Mas mesmo aqui nesta etapa é preciso um pouco de organização. Então vamos lá!
Quando se faz páginas, geralmente o iniciante acaba ‘achando’ que fazer páginas é como sua ‘intuição’ para escrever histórias, e começa a fazer as páginas sem planejamento nenhum, colocando os quadros na ordem que bem entende e no final nem ele mesmo entende o que está se passando.
Para que esse tipo de coisa não aconteça é preciso planejar antes COMO ficarão organizados os quadros e os balões na sua história. E aí entra a rafe.
O que é rafe?
A rafe (ou esboço), é apenas um rascunho de como ficarão organizadas as páginas. A rafe não precisa ser toda finalizada e com um desenho todo impecável, é apenas um guia de como ficará sua página quando você for desenhar.
Eis um exemplo de rafe:
como fazer fanzine rafe 219x300 Tutorial – Como fazer seu fanzine
Recomendo FORTEMENTE o quadrinhista iniciante a fazer rafes. Pode parecer ridículo e idiota, mas é muito útil para organizar as páginas e ter uma idéia de quantas páginas sua história vai ter, para depois ver se vai ser necessário encurtar o número de páginas ou aumentar com alguma cena extra. Além disso, quadrinhos são linguagens VISUAIS, trabalham com IMAGENS. Se sua página for visualmente estranha aos olhos do leitor (como aquelas páginas bagunçadas, cheias de quadros e textos muito longos), ele vai torcer o nariz e não vai querer comprar um material que não lhe agrade aos olhos. Não esqueça, tudo é imagem neste mundo. Então, capriche nos desenhos, mas nunca, NUNCA esqueça da história!
como fazer fanzine sigma pi quadrinize1 Tutorial – Como fazer seu fanzine

Ps.: Antes que algum chato reclame, “fanzine” é qualquer revista feita por fã. Ou seja, pode ter qualquer tipo de conteúdo, não apenas quadrinhos. Aqui focamos as HQs
.



Tutorial – Como fazer seu fanzine, parte 2

26
Categoria : Guias e Tutoriais
Essa é a segunda parte do Tutorial. Acesse a primeira parte do tutorial de fanzines aqui.














Quarto passo: Revisão

Depois de prontas todas as páginas, chega a hora que muita gente acaba, por pressa ou ansiedade de lançar o fanzine, passando batido; é a hora fazer a revisão do fanzine. Antes de montar o boneco do fanzine, faça uma revisão do texto da sua história, para que nenhum erro cabuloso de português passe despercebido.
Leia e releia o texto do fanzine até ver que está tudo ok. Sempre peça a um amigo ou conhecido para ler. São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença entre um fanzine decente e um fanzine feito “nas coxas”.
Agora sim, monte o boneco do seu fanzine e deixe tudo prontinho para levar à impressão!

Quinto passo: Impressão

Aqui entramos num ponto crucial: quanto pretende gastar com o seu fanzine?
O meio mais barato, porém a qualidade do material CAI MUITO, é fazer xerox do fanzine. Muitas copiadoras cobram de R$ 0,05 a R$ 0,10 por página. O ideal é pesquisar em várias copiadoras até achar um preço que seja razoável para o seu bolso.
Não recomendo fazer xerox do fanzine, pois dependendo do lugar o xerox sai muito escuro, além do mais algumas retículas ficam horríveis. Mas se não tem outro jeito, eu recomendo que não abuse demais das retículas e evite colocar fundos muito escuros, eles ficam muito feios no xerox.
O meio que é razoável, porém não fica com a impressão tão bem definida, é imprimir seu fanzine com uma impressora normal (dessas caseiras já dá pro gasto). Se for fazer por fora, via copiadoras/papelaria, PESQUISE MUITO, pois os preços de impressão variam demais (já vi impressão custando de R$ 0,10 a R$ 0,25, alguns chegando até a R$ 0,50!).
A vantagem é que a impressão do seu material fica melhor que no xerox, e é mais apresentável aos olhos. Eu recomendo pra quem não pode bancar uma gráfica já logo de cara e não quer levar muito prejuízo, caso o seu fanzine não venda o esperado.
O melhor meio de impressão continuam sendo as gráficas, pois a qualidade da impressão é muito boa. Porém, elas são bem mais caras que fazer xerox ou imprimir normal.
Aqui também vale o mesmo dito para os anteriores: PESQUISE! Os preços em gráficas também costumam variar.
A vantagem é a impressão a laser que é superior em qualidade, se comparado com as demais. Se está buscando a melhor qualidade possível pro seu fanzine, então faça em gráficas! Porém, um grande problema das gráficas é a tiragem, tem gráfica que não faz tiragem abaixo de 100 exemplares (ou pra mais), e isso complica quem é fanzineiro iniciante ou que não tem certeza se vai conseguir vender todos os seus fanzines.
Não recomendo arriscar uma gráfica assim logo de cara, principalmente se não vai ter certeza na venda e no lucro dos seus fanzines.
fanzine signa pi Tutorial – Como fazer seu fanzine, parte 2
E falando em gastar…também tem que ter o lucro!
Os lucros com a venda de fanzines são ridículos (sim, estou sendo bem realista), e quando tem, pois na maioria das vezes, o fanzineiro acaba vendendo o fanzine a preço de custo. Mas, para não dizer que seu esforço foi em vão, adicione uns 20~30% de lucro em cada exemplar do fanzine que for vender. É pouco, mas é alguma coisa.

Sexto passo: Divulgação!!

Claro, depois de pronto o seu fanzine, é hora de começar a vender o seu peixe! Procure comunidades no orkut, fóruns, participe das feiras de evento de animês e comics, fale do fanzine para seus amigos e familiares, enfim…divulgue! Se quer ter seu fanzine reconhecido, não se acanhe! Procure o máximo de divulgação que for possível!
Mas por onde começar?
A internet é um meio fácil e rápido de fazer divulgação, porém nem todo mundo vai querer arriscar comprar seu fanzine logo de cara. Uma alternativa é divulgar algumas páginas online da história e esperar que assim as pessoas se interessem e comprem.
Outra alternativa é participar de eventos de anime: os maiores eventos costumam ter feiras de fanzine, onde o fanzineiro pode levar seu trabalho para comercializar (muitas vezes pagando uma taxa de inscrição), além de um assistente para ajudá-lo ao longo do dia.
Existem outras alternativas para aumentar o leque de divulgação, como ir em bancas ou lojas de quadrinhos e pedir ao dono para deixar algum de seus exemplares á venda.
E com isso eu termino este guia rápido (?) de como fazer um fanzine de forma organizada. Planejando o seu zine, dá tempo de fazer tudo certinho, e as pessoas verão o seu trabalho com muito mais prazer.
Espero ter ajudado os novos aspirantes a quadrinhistas!



Agora veja como fazer cartoons!

Como desenhar um cavalo

Você pode desenhar nosso animal de várias maneiras diferente: No sítio, em uma corrida, com um vaqueiro e muito mais. Use sua criatividade pra incrementar o desenho de nosso pangaré(um nome carinhoso para nosso cavalinho).
Aqui você aprenderá a passo a passa a desenhar um cavalo igual ao da figura a cima. Você pode desenhar a mão livre simplesmente olhando os modelos e seguindo as instruções ou se preferir, também pode imprimir o passo a passo e cobrir os desenhos.
Siga as linhas vermelhas de cada figura para saber exatamente o que desenhar naquele passo. As linhas desenhadas anteriormente são mostradas na cor cinza.

Criando o corpo

Desenhando Corpo do Cavalo
Faça uma forma que lembra um feijão que será a base do corpo do cavalo, uma outra forma, dessa vez cilíndrica para o pescoço e uma terceira que lembra um amendoim paraa cabeça do pangaré.

Rabiscando pernas e orelhas

Como Criar as Patas
Desenhe as patas da frente. As patas traseiras são um pouco mais complicadas; Faça uma pêra e um retângulo para a pata que ficará na frente e um retângulo para a que ficará por trás. Caso tenha dificuldade, só seguir o exemplo.

Calda e crina

Criando a Calda e a Crisna do Animal
Desenhe dois “S” grandes para a cauda e a crina e um pequeno tufo na parte de cima da cabeça. Em seguida, vamos dar um pouco mais de personalidade a nosso cavalinho adicionando mais detalhes.

Adicionando os detalhes finais

Finalizando o Desenho do Cavalo
Crie pequenos círculos para os olhos, fucinho e detalhes da orelha. Desenhe os cascos assim como os riscos que darão volume a calda e a crina.
Desenho do Cavalo Finalizado
Ta-nam! pronto! Você aprendeu a desenhar um cavalo. Parabéns! Agora é só colorir e compartilhar conosco nos comentários ou no facebook.
=D

Como desenhar um carro

Aqui você encontrará uma breve aula ilustrada de como desenhar um carro.
Siga os passo e os desenhos de referência e crie seu carro.
Se ficar legal, não esqueça de nos enviar através do e-mail:
contato@comodesenhar.net
Resultado Do Tutorial Como Desenha Um Carro
No final seu desenho deve ficar parecido com este aqui de cima.
Criando As Linhas Guia Do Carrinho
Criando as linhas guias: Comece fazendo uma oval larga, como um ovo deitado. Lembre-se que quão maior essa forma oval, maior será seu carro. Depois de desenhar o ovo deita, faça um pequeno traço curvo como na imagem acima.
Rabiscando O Capo E O Teto

Criando as primeiras formas do carro

Vamo começar a dar forma ao nosso carro criando o capô e o teto dele. Siga a linha vermelha e faça a curvatura do capô com espaço par ao farol.
Riscando As Portas Da Charanga
Agora partimos para a porta e janela, mais uma vez seguindo as linhas referência, desenhe a porta do motorista e janela. O spoiler tem um forma um pouco mais complicada, com cantos mais arredondados,mas, você consegue.
O Automovel Ganha Rodas
Antes de desenhar os pneus, você tem que desenhar a roda traseira, capriche! Feito isso, é hora de desenhar os pneus e os raios dentro do aro. Estamos desenhando um carro simples, mas, se quiser pode adicionar mais algum acessório, quem sabe um neon.

Detalhes finais

Fazendo Os Parachoques
Estamos quase lá… Agora só falta terminar o resto do capô, os faróis e o pára-choque. Apagar as linhas guia que você desenhou lá no começo e apreciar seu trabalho finalizado.
Desenho Do Carro Ponto So Colorir
Parabéns!

Como desenhar olhos em estilo cartoon

Aprenda a desenhar vários tipos de olhos para seus cartoons deixando seus desenhos mais ricos e expressivos. É fácil, Fácil! só seguir os exemplos
cartoon-olhos.jpg

Desenhandos olhos de cartoons

Se o personagem que você está rabiscando não está representando nenhuma emoção mais saliente, este é o modelo que você precisa para seu cartoon. Comece riscando duas formas ovais coladas pelo centro, corte essas formas com um traço curvo para delinear a sobrancelha, só completar com traços finos sobre as formas ovais e os pingos no centro para a iris.
como-desenhar-olhos-de-cartoon.jpg

olhos cansados/assustados

Para deixarmos nosso cartoon com cara de quem não dorme a 3 dias e levou um susto é muito fácil basta desenhar dois círculos levemente irregulares com pequenos traços curvos na base do círculo que seriam as olheiras. Um sobrancelha levemente curvada e dois pontinhos caprichados para as bolinhas dos olhos completam nosso cartoon com cara de cansado/surpreso.
desenho-olhos-de-sono.jpg

Olhos cansados

Se sua ilustração está prestes a apagar de cansado você começa com dois círculos levemente separados cortados ao meio por um traço côncavo vazando para fora das bolas e um meio circulo preenchido formando os olhos entre abertos de um pobre cartoon cansado.
illustracao-visao.jpg

Olhos simples

Com preguiça ou não conseguiu desenhar os outros tipos de olhos para cartoon? Este é seu exemplo! duas bolinhas e 2 traços e você tem uma expressão para seu desenho.
E aí? Como ficou seu cartoon?

Como desenhar uma casa

desenho-casa-resultado.gif

Aprenda a desenhar uma casinha em formato cartoon com 3 simples passos.

como-desenhar-uma-casinha

Passo 1 – Desenhando as parede

A frente da nossa casa é basicamente um pentágono, e não precisa sequer ser uniforme, tendo 5 pontas, tá ótimo. A outra forma que você precisa para começar é um quadrado. As partes da imagem do lado esquerdo na cor azul são as formas básicas. Depois de rabiscar as formas básicas, você notará uma que da profundidade a nossa casa cartoon.


criando-uma-casa-2

Passo 2 – Enriquecendo as paredes

Nossa casinha em estilo cartoon tomará um pouco de personalidade aqui. A porta da garagem é fácil de fazer, basta riscar um quadrado e dentro fazer linhas horizontais passando por ele.


cartoon-casa-3.gif

Passo 3 – Desenhando as arvores

Toda casa que se prese tem um belo quintal, nossa casa não pode ser diferente. Embaixo de cada janela, desenhe uma “bolinha” que vai representar arbustos. Em cima da porta você pode fazer uma varandinha.
Uma porta sem massaneta é difícil de abrir,então , vamos incrementar essa porta desenhando uma pequena massaneta. Agora vamos fazer uma árvore de sombra no jardim – faça uma linhas curvas em formato de chama alongada e algo parecido com xícara de chá para ser o tronco da árvore. Para finalizar nosa casa basta fazer bolinhas irregulares para simular um caminho pedrado.
Terminamos nossa casa de desenho animado, agora você pode adicionar alguns toques pessoais, uma pintura bem viva, uma chaminé ou até mesmo uma antena parabólica.

Como desenhar um gato

Aprenda a desenhar um gatinho em 5 passos, facinho, facinho. Para que nosso pichano saia bem no papel é recomendado que o desenho seja feito com o monitor por perto ou com esse tutorial impresso para facilitar a consulta aos exemplos.
Siga as linhas vermelhos mostras em cada etapa, elas representam os traços que formarão nosso gatinho no fim do desenho. No final dos próximos passos teremos mais ou menos um gato desenhado como esse:
resultado do desenho de um gato

Desenhando o corpo

Em nossos primeiros traços faremos a forma que definirá o corpo e a cabeça do gato. Siga as linhas vermelhas.
desenhando o corpo do gato

Acrescentando as orelhas

Desenhe duas formas ovais (mais ou menos como uma bola de futebol americano) e adicione dois retângulos que virão a ser as orelhas.
desenhando patas e olheras do gato

Criando a calda e as patas

Agora nosso bixano vai ganhar calda(ou cauda) e pautas. Desenhe uma uma forma levemente irregular para criarmos o rabo do bichinho depois círculos ovais para as patas.
fazendo a calda e as patas do pichano

Desenhando olhos, nariz e bigodes

Estamos a poucos detalhes do final de nosso desenho. Só mais 2 passos e você terá nosso gato bem desenhado. Faça duas bolas levemente ovais para os olhos e outras duas menores e mais redondas para a bolinha do olho. Um triangulo para o bigode, alguns traços para a boca, perna e unhas das patas.
desenhando os detalhes do gato

Finalizando o desenho

Com as formas desenhadas é só reforçar as linhas e pintar da maneira que achar melhor.
gato desenhado
Conseguiu desenhar? Como ficou seu desenho?

Como desenhar um cachorro

Aprenda a desenhar um cão em poucas e simples etapas. Nesse post você encontrará instruções diretas e modelos illustrativos ótimos para se orientar enquanto desenha seu cachorro.
O Melhor amigo do homem (disse, do homem! Não do padre) é freqüentemente usado como inspiração para arte. Aprenda a transformar alguns poucos círculos no seu amigo canino. Aqui você aprenderá a desenhar esse cachorro aqui ao lado, ok… não é uma obra prima mas é um totó fácil de desenhar. Siga as instruções e as linhas verdes para obter o melhore resultado.
como-desenhar-cachorro-resultado

Desenhe o corpo e o focinho

primeiro-passo-desenhando-fucinho-e-cabeca
Desenhar uma forma de feijão, para o corpo. Adicione um oval para a cabeça e focinho.

Desenhando pernas e patas

passo2-desenhando-pernas-e-patas
No lado mais baixo do cão, faça as formas de uma perna da frente e uma perna de trás, e adicione círculos ovais para as patas.

Rabiscando os detalhes: Orelhas e cauda

passo3-fazendo-os-detalhes-do-cao
Faça formas curvas para as orelhas do seu cão. Ligue a cabeça ao corpo com linhas curvas, e adicione mais linhas traços para o rabinho. Desenhe as duas pernas do outro lado, e adicione ovais para as patas.

Adicionando os detalhes finais

passo4-detalhes-do-cachorro
Desenhe círculos para os olhos, manchas em formatos avulsos no corpo do cão. Faça linhas curvas para detalhes da boca, das unhas dos pés e os pelos na cabeça do canino.

Traçar as linhas

como-desenhar-um-cachorro-resultado-final
Para terminarmos basta finalizar os contornos com caneta, nankin ou qualquer outro acabamento a sua escolha!

Desenhando o Apu dos Simpsons – Video

Graças a novela da Grobu, toda a cultura da milenar Índia está, digamos, escancarada para o público brasileiro e a cada dia se torna mais popular. Pois bem, se você da valor aquela dancinha maldita nem quer ficar chamando os outros de “dhallite” com certeza conhece e gosta dos Simpsons, então aprende a desenhar o Apu!! afinal, você está em busca de aprender a desenhar algo, não está ? Então! Mãos a obra. Siga o vídeo

Saiba como fazer um desenho do maior comerciante de Springfield. O tutorial ensina a criar a base de Apu Nahasapeemapetilon, que gerencia o Kwik-E-Mart com toda mão vaquice de praxe para um indu comerciante. A trilha sonora é meio penosa, paciência.



Técnicas de Lápis de Cor
Olá Pessoal,
Os vídeos abaixo são de grande ajuda pra quem está começando com o lápis de cor e deseja se aventurar no mundo das cores e criatividade.
No primeiro vídeo Janie Gildow enfatiza o realismo impressionante e a iluminação dinâmica. Neste workshop, Janie introduz os fundamentos do lápis de cor. Ela desenvolveu exercícios para melhorar tudo, desde a seleção e mistura de cores ao domínio sobre o lápis.


Neste segundo, Janie Gildow trabalha com a composição e tonalidade. Os detalhes precisos e sombras dinâmicas acabm criando uma imagem realista em seus desenhos. Neste workshop, Janie parte para as técnicas de sombreamento, design e mistura que ajudarão a enfrentar o desafio do realismo.


Aqui uma rápida introdução sobre os lápis de cor Prismacolor e mais técnicas!





Drawspace.com é um site que vai te ensinar a desenhar. Tem lições dispostas de A a Z e de acordo com a dificuldade, ou seja, você começa pelo básico até aprender a desenhar qualquer coisa. Precisa fazer uma conta para poder visualizar as lições, mas é de graça! Aproveite também e entre na comunidade do orkut e ajude a traduzir o conteúdo desse site, com o GTFO.

Garantia: 80% Confiável (tem que ter dedicação pra aprender!)

[DESENHO] Fun With A Pencil - Andrey Loowie
Certa vez estava eu com a idéia de aprender a desenhar. Fui atrás e catei um monte de ebooks. Não aprendi nada, mas foi por falta de dedicação. Esse aqui em especial me chamou a atenção por ser muito simples de aprender, e ainda por cima ensina a desenhar fazendo aqueles círculos e quadrados estranhos, que depois ganham a forma de uma pessoa. Recomendo imprimir para ter sempre à mão numa hora sem nada para fazer. Nota 10 pra esse ebook!


Garantia: 80% Confiável (pelo pouco que eu me dediquei eu até aprendi algo)

OBS (pra que não sabe ainda): Pra baixar os arquivos basta clicar na imagem!





Desenho da Figura Dinâmicoo




Dynamic Figure Drawing